BARCO ROCK FEST 2011




Foram anunciadas as primeiras bandas do cartaz do Barco Rock Fest 2011, festival que se realizará em Barco, concelho de Guimarães, nos próximos dias 24 a 27 de Agosto.

O festival apresenta várias novidades em relação às edições anteriores. A programação do festival terá mais um dia de concertos no palco principal. O Barco Rock Fest 2011 terá início na quarta-feira, 24, com uma festa de recepção e nos três dias seguintes as actividades serão distribuídas pelos palcos principal e secundário.

Até à data foram oficialmente anunciadas quatro bandas que se distribuirão pelo cartaz: The Pineapple Thief; Triángulo de Amor Bizarro; 6PM; e The Allstar Project. A ocasião será também aproveitada para a apresentação ao vivo das bandas finalistas do FundaSound - Mostra de Música Pop de Guimarães.

O Barco Rock Fest fará parte, já este ano, da programação preparatória da Capital Europeia da Cultural 2012.



The Pineapple Thief (UK)

Formados em Somerset por Bruce Soord, na Inglaterra, em 1999, os The Pineapple Thief lançaram o seu oitavo disco de estúdio intitulado Someone Here Is Missing. A banda tem conquistado um público interessado em sonoridades rock progressivo, que junta as guitarras rock corpulentas com apontamentos de teclados e parafernália electrónica. A editora com que assinaram em 2006, a Kscope, é também a casa de bandas como os Anathema, Porcupine Tree.

Lançado em Maio de 2010, Someone Here Is Missing foi classificado como o mais ambicioso trabalho da banda. O álbum tem ainda a particularidade de todo o seu conceito gráfico ter sido desenvolvido pelo designer gráfico Storm Thorgerson, que desenhou capas icónicas de discos de bandas como os Pink Floyd, Led Zeppelin, Peter Gabriel, Muse ou mais recentemente dos Biffy Clyro.


www.pineapplethief.com



Triángulo de Amor Bizarro (ES)

Provenientes de La Coruña, em Espanha, os Trángulo de Amor Bizarro (o nome da banda é retirado de um tema dos New Order) lançaram já este ano um novo álbum de originais a que chamaram Año Santo. O rock alternativo é muito influenciado pelo shoe-gaze praticado por bandas britânicas nos anos oitenta, muito utilizado também, recentemente, por projectos oriundos de Brooklin, Nova Iorque.

Em concerto, a banda recupera todas as qualidades dos seus trabalhos em estúdio, expondo-as de forma surpreendente. As prestações da banda têm servido para definir um ponto de viragem na história do indie rock da vizinha Espanha.


www.myspace.com/trianguloamorbizarro



6PM (ES)

Igualmente da Galiza os 6PM (Six Post Morning) formaram-se em 2003 após um encontro casual no conservatório de Santiago de Compostela. Percebidas algumas afinidades musicais Raul Mon e Ivan Oubiña, decidem juntar-se numa tentativa de exteriorizar as suas inquietudes recorrendo a um computador portátil e uma guitarra. Nesse mesmo ano concluem a gravação do primeiro disco Far From Perfect, onde são as texturas electrónicas são figura de estilo frequente.


www.myspace.com/sixpostmorning



The Allstar Project (P)

Oriundos da cidade de Leiria, os The Allstar Project têm sido descritos como um dos mais fiéis seguidores do post-rock em Portugal. Lançaram há poucos meses o seus mais recente álbum chamado Into The Ivory Tower, lançado pela editora Rastilho, casa de bandas como os Linda Martini, Old Jerusalem e peixe:avião. O início dos lançamentos do quinteto remonta já a 2003, ano em que lançaram o EP Berlengas Connection, sobre composições de Ennio Morricone. Seguiram-se Something To Do With Death – EP de 2006; e Your Reward... A Bullet, de 2007.

Ao vivo, os The Allstar Project caracterizam-se pela envolvência criada pelo poder sonoro gerado pelo conjunto de guitarras, ao qual poucos ficam indiferentes.

www.theallstarproject.com

Sem comentários: